quinta-feira, 28 de novembro de 2024

Hora do Conto na EB de São Cristóvão

No dia 28 de novembro, as crianças da educação pré-escolar da sala 1 ouviram a história "Ema e as luzes da noite".

A atividade "Hora do Conto" mantém-se nas escolas com bibliotecas escolares para todos as crianças da educação pré-escolar e para os alunos do 1.º ciclo.



sexta-feira, 22 de novembro de 2024

Dia Universal dos Direitos das Crianças

Para assinalar o Dia Universal dos Direitos das Crianças, a biblioteca escolar em articulação com as turmas das escolas de Louredo, Nespereira, Santiago de Piães e São Cristóvão, realizou e colaborou nas atividades dinamizadas. Lemos a obra “As crianças das histórias” que aborda os direitos de todas as crianças e como se devem cumprir para que todas as crianças possam viver e crescer num ambiente saudável, de amor e compreensão. Nesta história os alunos ficaram a conhecer as personagens das histórias tradicionais que também representam algumas das crianças que não veem respeitados os seus direitos. Também houve estendais dos direitos e painéis com os direitos patentes na Convenção dos Direitos das Crianças.

Foram duas semanas de partilhas, de leituras, de desenhos e ilustrações e de muito afeto e conforto.

Aprende que há mais dos teus pais em ti do que supões. Aprende que nunca se deve dizer a uma criança que sonhos são palhaçadas, poucas coisas são tão humilhantes e seria uma tragédia se ela acreditasse nisso. Aprende que quando ela está com raiva tem o direito de estar com raiva, mas isso não te dá o direito de ser cruel.

William Shakespeare



terça-feira, 5 de novembro de 2024

MIBE nas Bibliotecas Escolares do 1.º ciclo

Para assinalar o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, todos os alunos das escolas de Nespereira, Santiago de Piães e São Cristóvão estiveram nas bibliotecas escolares para ouvir a obra “Madeline Finn e o cão da biblioteca”. Vários alunos, por timidez e vergonha, reviram-se na personagem principal.

Contudo, durante as sessões, os alunos perceberam que ler é um ato de coragem e de prazer e não há que ter receios, porque cada um tem e vai ao seu ritmo.

Finalizada a leitura e o diálogo sobre a importância dos livros, das bibliotecas e da leitura, os alunos foram convidados a escrever numa estrela a continuação da frase “A minha biblioteca é…”. O resultado foi maravilhoso e foram muitas as características, opiniões e elogios às bibliotecas escolares. As estrelas foram ilustradas e serviram para a construção de um painel comemorativo do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares.

Boas leituras!



Bem-vindos!

Bem-vindos!

Bem-vindos ao novo espaço digital das bibliotecas escolares do Agrupamento de Escolas General Serpa Pinto. Aguardamos pelas vossas sugestões...